A Peça


Depois de alguns anos após a 1ª experiência com espetáculos infantis, no caso o premiado Jogo da Memória, o Teatro Sarcáustico se preparou para estrear mais uma produção para as crianças: o assombroso FRANKY/FRANKENSTEIN. Ambos espetáculos partem do mesmo princípio: criar uma dramaturgia para as crianças inspirada em histórias de terror. Se em Jogo... usamos um conto de Stephen King (“The Body”), em FRANKY... nos debruçamos sobre um dos maiores clássicos de horror de todos os tempos: Frankenstein, de Mary Shelley, escrito em 1816. 
Mas como adaptar uma obra tão terrível para a criançada? Decidimos nos focar nos temas mais tocantes e sublimes da obra: a rejeição ao diferente; a amizade sincera entre o monstro e o velho cego; e a luta contra a solidão. A partir daí, demos vazão aos improvisos e aos devaneios da equipe.
Franky/Frankenstein é escrito pelos dramaturgos Daniel Colin (vencedor dos Prêmios Açorianos e Tibicuera de Melhor Dramaturgia) também diretor do espetáculo; Guadalupe Casal e Ricardo Zigomático (indicados a Melhor Dramaturgia nos mesmos prêmios), e centra a ação na exclusão sofrida pelo monstro, em uma sociedade que não aceita os “diferentes”. Ricardo Zigomático (Prêmio Tibicuera de Melhor Ator Coadjuvante 2012 e Melhor Ator 2014 por Frank...) e Guadalupe Casal ( Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz 2014, também por Frank...) se revezam entre todos os personages da peça e a encenação se utiliza de dois filmes do cineasta Tim Burton (Edward Mãos de Tesoura e Frankenweenie) como referência para os elementos cênicos (dramaturgia, iluminação, figurinos e cenografia), sobretudo no enfoque que eles dão à ideia do excluído e à amenização do horror para as crianças.  O clima geral da peça é o mesmo daqueles antigos programas de terror, magistralmente homenageados por Burton em Ed Wood e que, atualmente, não apavoram mais ninguém. Tudo é fantasioso, lúdico e, por que não?, ingênuo.
O espetáculo conta ainda com a participação de duas orientadoras pedagógicas, a Psicopedagoga (UNINTER) Patrícia Salge Lessa Colin e a Dotoranda em Educação e Gênero (UFRGS) Catharina Silveira.

Proposta pedagógica de FRANKY/FRANKENSTEIN

O respeito pelo outro é um dos temas abordados no novo espetáculo infantil do Grupo Teatro Sarcáustico, reconhecido pela forma irônica de abordar temas contemporâneos. Um dos temas em voga no universo infantil é o bulling, e, cada vez mais, parece pertinente trabalhar e explorar este assunto nas diferentes instâncias em que circulam nossos/as pequenos/as. Partindo do clássico Frankenstein, de Mary Shelley, o espetáculo Franky/ Frankenstein, torna-se, no infantil do “Sarcáustico”, uma história de aceitação. Nela, os atores narram a aventura de Victor, um menino curioso e solitário que decide criar seu próprio melhor amigo: Franky, a criatura! Franky nasce diferente, bem diferente do que o menino esperava. Depois de muitas confusões, Victor e Franky vão entender que a amizade verdadeira nasce e se fortalece em meio a diferenças, descobrindo que são as próprias diferenças que nos fazem iguais. O tema abordado pela peça nos parece muito pertinente, pois mesmo em um momento que ecoam discursos sobre a valorização das diferenças, a intolerância parece se fazer cada vez mais presente entre nós. Parece-nos necessário conversarmos sobre a aceitação e o respeito pelo outro! Franky/Frankestein é uma peça que deseja possibilitar à nossas crianças um importante aprendizado: nossas ações geram consequências e o mundo em que vivemos depende de nossas atitudes!
As crianças, em especial na primeira infância, já percebem as diferenças entre os colegas, e, como educadoras, acreditamos que isto precisa ser conversado e trabalhado com os pequenos para que compreendam que estas diferenças não devam ser tomadas como algo negativo, tornando-se, assim, crianças capazes de construir relações mais respeitosas.
O medo, um tema tão presente na infância, conduz a história contada no espetáculo, de uma forma divertida, na qual as crianças vivenciam este sentimento de maneira prazerosa e instigante. O grupo teve atenção e cuidado para produzir um espetáculo que fale, brinque com o medo, sem ser assustador! Nessa direção, acreditamos que o espetáculo é recomendado para crianças a partir de três anos de idade, sendo, ao mesmo tempo, uma história atenta a cativar também as crianças mais velhas, na medida em que o suspense e aventura estão presentes na narrativa.
Convidamos as crianças a refletirem sobre suas diferenças, seus medos e sobre a amizade, sendo nosso compromisso colaborar para uma encantadora vivência teatral e uma valiosa aprendizagem para a vida!

Patrícia Salge Lessa Colin –
Psicopedagoga (UNINTER) e Pedagoga (UFRGS)
Catharina Silveria – Doutoranda em Educação e Gênero (UFRGS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário