Em 2016, o grupo completa
12 anos de pesquisa cênica continuada e propos ao FUMPROARTE (SMCPA) o projeto Formando
plateias com FRANKY/FRANKENSTEIN, realizando 34 oficinas gratuitas de Formação de
Plateia por 17 escolas municipais de educação infantil de
Porto Alegre com uma parceira da SMED-PA.
Constituindo as oficinas teremos: 17 (dezessete) encontros com Educadores, outros 17 (dezessete) encontros com educandos e 17 (dezessete) apresentações gratuitas do premiado espetáculo Franky/Frankeinstein... para as escolas. Este projeto ainda a realizará debates após cada uma das apresentações com intuito de promover na prática os conteúdos das oficinas.
O projeto também terá este blog específico como registro dessa iniciativa, com a divulgação de textos, imagens e vídeos das apresentações.
Constituindo as oficinas teremos: 17 (dezessete) encontros com Educadores, outros 17 (dezessete) encontros com educandos e 17 (dezessete) apresentações gratuitas do premiado espetáculo Franky/Frankeinstein... para as escolas. Este projeto ainda a realizará debates após cada uma das apresentações com intuito de promover na prática os conteúdos das oficinas.
O projeto também terá este blog específico como registro dessa iniciativa, com a divulgação de textos, imagens e vídeos das apresentações.
A proposta do Teatro Sarcáustico é não
somente apresentar um espetáculo para seu público, mas também oferecer um outro
produto, formar, informar, experenciar outras possibilidades com a plateia. Por
isso, além do acesso físico aos espetáculos (todos com entrada franca), xs educandxs poderão ter um acesso também linguístico, pois
através das Oficinas de Formação serão estimuladxs a efetivar uma leitura
crítica, coerente e criativa da obra em questão, tornando assim a experiência
estética ainda mais completa e importante.
Cabe
lembrar que essas oficinas serão ministradas por profissionais integrantes do
Teatro Sarcáustico que conforme sua formação são capacitados para ministrar
diversas atividades, tais como: jogos teatrais, improvisações, outras técnicas
usadas na própria montagem; despertar nos participantes o gosto pelo teatro, o
interesse em dialogar com o espetáculo e com o grupo. Afinal, não podemos
ignorar o fato de que muitxs educandxs da rede pública desconhecem esta arte e suas
particularidades, então, esta oficina de formação de plateia, busca tornar este
contato mais significativo, não apenas um evento, mas que possa deixar marcas e
vontades de continuar prestigiando esta arte.
Com base em outros projetos deste
tipo, realizados principalmente em grandes capitais como São Paulo e usando
como referencial alguns idealizadores dessa prática como Flavio Desgranges
(Pós-Doutor em Artes Cênicas pela UFBA, escritor de A Pedagogia do Espectador/2003 e Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo/2006).
O objetivo das oficinas seria aproximar x espectadorx do
próprio fazer artístico, ou seja, seria pressupor a implementação de dinâmicas
que possam tornar xs participantes (neste caso, tanto os educandxs quanto os educadorxs) mais aptos para interpretar (compreender artisticamente), tal como xs artistas que neste projeto (até mais que em outros!) irão implementar
processos para interpretar (conceber artisticamente). Como nos esclarece Flávio
Desgranges (2006, p.166):
“a leitura da obra pode-se assemelhar com a
preparação dos artistas em período de concepção do espetáculo, tendo em vista
que os receptores são também criadores, e , se forem estimulados a investigar
possibilidades de construção do discurso cênico a partir de propostas
semelhantes as experimentadas pelos artistas, terão melhor conhecimento dos
aspectos lingüísticos utilizados naquele espetáculo”.
Pois,
popularmente falando: “ninguém ama aquilo
que não conhece”, muitos tem até verdadeira aversão a teatro, pois dizem
não entender nada, contudo esta oficina tem como prioridade oferecer um
mergulho do público na temática e nos elementos próprios da cena envolvendo mais, aproximando x espectadorx do espetáculo, dando
aval para sua interpretação.
As turmas serão divididas para que a Licencianda em Teatro, Guadalupe Casal, possam
orientar os educadorxs a assimilarem as propostas da Oficina, associando-xs a
processos pedagógicos que possam ser trabalhados futuramente com xs educandxs. Com
educadorxs também orientados enquanto formadorxs de plateia, nosso trabalho
poderá ser aprofundado ainda mais através de processos oriundos das
experiências entre estes educadorxs e seus educandxs no futuro.
Porém,
convém deixar claro de que não se trata de uma prévia análise ou interpretação do
objeto artístico propriamente dito, não queremos trazer respostas, explicar,
mas sim questionar, aguçar, sensibilizar a percepção dos espectadorxs,
fazendo-xs inclusive entender um pouco mais sobre o processo vivido pelos
próprixs artistas no fazer teatral. Mas nunca fechar para uma única
possibilidade de leitura, já que não existe um jeito certo, o que a oficina
quer é estimular o público a efetivar uma análise pessoal da cena.
Sobre os debates gratuitos
A
demonstração de um processo artístico, um quadro num museu, a apresentação de
um espetáculo, a leitura de um livro, enfim, as diferentes formas de expressão
artística despertam curiosidade no público de formas variadas. Dizemos curiosidade
tanto no sentido de ampliação do olhar que a obra de arte traz à vida das
pessoas, quanto no sentido de as pessoas desejarem saber como foi que se chegou
até aquele resultado. Por isso, acreditamos que o debate é uma excelente forma
de saciar esta curiosidade, bem como é um espaço para x artista ter uma melhor
percepção de como sua obra está chegando no público, trazendo à tona a
diversidade do público e como a pluralidade deste interpreta uma obra dentro
das inúmeras leituras possíveis de um único objeto estético.
O
debate, por conseguinte, promove a formação de plateia de uma maneira mais
direta, pois cria um elo entre artista e público para além da relação
consumidorx/produto, prestigiando o público pela proximidade que se estabelece
com x artista, onde o diálogo auxilia no entendimento das questões tratadas
pela obra e numa maior compreensão sobre as formas com que se produz um
trabalho de arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário